NOME: Solange L De Carli Lodea e Adenilson Guareski
CURSO: Elaboração de Projetos
Tutora: Karen Angélica Auler
ATIVIDADE 5: Proposta de Projeto

1. Tema: Água é vida

2. Justificativa

A água está presente em quase todos os lugares, pois cobre a maior parte da superfície terrestre e é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. No ser humano, a água constitui mais da metade do seu peso. Sem água nós não existiríamos, bem como os animais e as plantas. Para sobreviver, os seres vivos precisam manter o organismo com uma quantidade de água adequada e constante. Por tudo isso, costumamos dizer que “água é vida”.

3. Ementa:
 Água: Uso e consumo
 Poluição das águas no planeta e no município
 Ciclo da água na natureza
 Estados físicos
 Preservação da água como fonte de vida
 Oralidade

4. Objetivo Geral:
Promover momentos de reflexão sobre a importância da preservação da água como recurso natural indispensável à vida no planeta.

4.1. Objetivos Específicos:

 Refletir sobre a importância da preservação da água para a nossa sobrevivência;
 Identificar a presença da água no cotidiano em seus diferentes estados;
 Caracterizar causas e conseqüências da poluição da água;
 Compreender a importância dos modos adequados de destinação das águas servidas para a promoção e manutenção da saúde;
 Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta;
 Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.

5. Público – alvo: 4ª série do Ensino fundamental

6. Conteúdos – Mapa Conceitual




7. Teoria de aprendizagem subjacente predominante:

A teoria de aprendizagem subjacente a proposta pedagógica apresentada está estruturada no construtivismo, onde há uma preocupação com a construção do conhecimento por parte do sujeito. Para está teoria, o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito cognoscente e não passivamente recebido por ele do meio ambiente.
Dos teóricos que adotam essa posição, vale salientar Piaget e Vygotsky. Segundo Neves, para Piaget, o aprendente é o autor de seu conhecimento e ninguém poderá fazer isto por ele, (...) vai depender do nível de desenvolvimento em que o sujeito se encontra. Isto é o aluno é um ser ativo que constrói sua aprendizagem.
Entretanto, para Vygotsky, o que leva o sujeito a construir subjetivamente seus conceitos são os elementos da cultura. Para ele, a maioria dos conhecimentos da escola não podem ser aprendidos pelo aluno sem a mediação de um docente, que promove oportunidades de entender os signos, procedimentos e valores.
Neste contexto, o papel do professor é fundamental, enquanto mediador tem a função de apresentar propostas pedagógicas inovadoras que aguçam a curiosidade de seus alunos, fazendo com isso que os mesmos queiram buscar saber um pouco mais, tornando o ato de ensinar e aprender significativo.
É importante ressaltar que os estudos de Vygotsky nos remetem a real condição de educador mediador, ampliando o repertorio de conhecimentos da criança a partir de suas habilidades naturais, do ser humano, com o que há de mais elaborado na historia da humanidade, explora suas potencialidades em suas máximas elaborações.

8. Estratégias pedagógicas

8.1- 1º momento:

 Iniciar as discussões sobre o tema dialogando com os alunos sobre o que conhecem sobre a água. Construir um mapa conceitual das idéias prévias dos alunos em um cartaz, que ficará exposto na sala, para que sempre que necessário se retome e amplie os conhecimentos já construídos.
 Construir uma tabela:

O que sabemos: O que queremos aprender:




 A seguir registrar as curiosidades dos alunos sobre o tema proposto, atendendo as suas necessidades e desejos de ampliar seus conceitos.
 Na seqüência assistir o vídeo com Música: Planeta água- Guilherme Arante, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=5humo0Xk-V0
 Explorar o texto:
- Identificando palavras novas e encontrando o significado;
- Que mensagem o autor do texto passa?
- Representar através de desenhos.

8.2 - 2º momento:

 Pesquisa na Internet-
Os alunos, em grupos, irão pesquisar na Internet as curiosidades que levantaram no primeiro momento. Digitando no editor de texto, qual é a curiosidade e algumas respostas que serão apresentadas e discutidas em sala de aula.

8.3 - 3º momento:

 Roda de conversa: Discutir coletivamente sobre a importância da água na nossa vida; onde e quando a usamos nas atividades cotidianas; Como era antigamente o tratamento com a água e hoje ( fazer um paralelo) observar fotos e imagens antigas e atuais; Quantidade de água doce e salgada no planeta.
 Os alunos, em duplas, na sala de informática, deverão fazer a leitura do site do Mauricio de Sousa, Turma da Mônica em água boa pra beber, disponível em http://www.monica.com.br/institut/comics.htm
 Depois de ler o texto, serão desafiados a criar um roteiro sobre um dos temas abordados na história e produzir uma história em quadrinhos no software hagaqué disponível em www.hagaque.cjb.net/

8.4- 4º momento

 Trabalhar com fotos antigas e atuais do Rio dos Queimados
(Rio dos Queimados é o rio que atravessa a nossa cidade. Já foi motivo de implantação da sede do município nas suas proximidades, mas também já foi motivo de muita tristeza, inundações, mortes)
 Planejar um passeio de estudos: Visitando e conhecendo o Rio dos Queimados.
Para realizar o passeio, organizar um roteiro com os alunos e produzir um documentário. Com o auxílio de uma câmera de vídeo registrar desde a nascente, alguns pontos do leito até a foz. Observando e analisando os problemas encontrados.
Durante o passeio, gravar as imagens e narrar o que observamos. Convidar o coordenador do FUNDEMA para acompanhar e explicar o que está sendo feito para despoluir o rio do leito à foz.

8.5 - 5º momento:

 Vamos assistir ao vídeo sobre o ciclo da água, disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related
e posteriormente, poderemos discutir as seguintes questões:
- Quem é a principal personagem e suas características?
- Quais os estados físicos da água?
- Em que estado eles chegam à terra?
- Pra onde vai a água da chuva ao chegar na terra?
- Explique como acontece o ciclo da água?
- Como acontece o tratamento da água na estação de tratamento?
- Por que é adicionado flúor na água, durante o tratamento?
- Como as pessoas utilizam a água , no vídeo, e maneira consciente? Comente.
- Qual é o grande problema de deixar lixos depositados nas ruas, quando chove?
- Você tem conhecimento, se no nosso município há tratamento de esgoto?

 Construindo um filtro:
Com materiais alternativos, construir um filtro e fazer experimentos do caminho percorrido pela água durante o processo de tratamento.

Material necessário: garrafa pet cortada ao meio, areia fina, areia grossa, carvão, pedras finas, pedras grossas, água barrenta.

Produção textual: texto de instrucional- como construir um filtro
- Material necessário
- Como fazer
- Observações realizadas da experiência.
Obs: Salientar que mesmo a água saindo mais limpa, ainda não está pronta para consumo, pois não foi clorada e nem fervida


8.6 - 6º momento:
 É chegado o momento em que os alunos irão comparar o que apontaram no inicio do estudo sobre o tema no mapa conceitual e após todas as atividades realizadas, vamos elaborar outro mapa conceitual para expressar o seu novo nível de entendimento sobre o tema abordado. Neste momento, faremos um paralelo, em uma tabela:
O que sabemos: O que aprendemos
(As informações obtidas no começo do trabalho) ( O que aprenderam, além do que já sabiam)





9. Resultados esperados:

Espera-se ao final desta abordagem que os alunos possam compreender a importância da preservação da água para os seres vivos e sobrevivência das espécies, bem como utilizá-la no cotidiano de maneira consciente, compreendendo que o elemento água é indispensável à vida. Concomitantemente, espera-se que percebam o quanto esse recurso pode trazer problemas sociais, quando não bem preservado e respeitado.

10. Avaliação:

A avaliação será realizada no inicio das atividades, através do mapa conceitual e no final com a segunda versão do mapa, fazendo o paralelo do que sabiam e o que aprenderam.
Durante todo o desenvolvimento e abordagem do trabalho sobre o tema estudado, o professor observará a aprendizagem dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções no processo, através de rodas de conversa, participação, interesse em buscar saber um pouco mais sobre o assunto, percebendo assim, se houve apropriação dos conteúdos abordados e mudança de postura frente a situações-problemas levantadas, no que se refere ao uso e consumo consciente da água.
O professor acompanhará as produções dos alunos, continuamente, fazendo as intervenções sempre que necessário, levando em conta o processo de construção de cada aluno individualmente.

10. Referencias bibliográficas:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

NEVES, Maria Apparecida Mamede. Aprendizagem e Desenvolvimento: O que vem primeiro?. Material disponível no Material do Professor, na Disciplina Concepções de Aprendizagem. PUC-RJ,2010.

http://www.youtube.com/watch?v=5humo0Xk-V0 acesso em 08/04/2010

http://www.monica.com.br/institut/comics.htm acesso em 10/04/2010




www.hagaque.cjb.net/ acesso em 10/04/201

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ acesso em 11/04/2010

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espaçoDaaula.html acesso em 11/04/2010

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml acesso em 12/04/2010


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