O trabalho com projetos favorece mudanças nas concepções pedagógicas e nos modos de atuar enquanto professores. Neste sentido, a proposta de trabalho com projetos aparece como um meio para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
No entanto, o papel do professor no trabalho com projetos, requer mudanças. Este precisa se tornar flexível diante das questões que surgem e dos conhecimentos que se constroem durante o desenvolvimento.
Assim o professor possibilitará aos alunos construir conhecimentos, descobrindo e estabelecendo novas interconexões nos problemas que acompanham a informação que manipulam, adaptando-os a outros contextos, tema ou problemas.
O aluno, nesta perspectiva, torna-se protagonista do ensino, nesta proposta os conteúdos das atividades passa de uma disciplina para outra sem perder a continuidade e as disciplinas não se tornam a finalidade básica de ensino, pois tem o papel de fornecer meios que favoreçam a realização dos projetos pedagógicos.
A proposta de trabalho com projetos dão um novo significado nos espaços de aprendizagem tornando-os significativos à interação e valorização as experiências reais dos alunos.
A proposta de trabalho por projeto, propicia ao aluno que está envolvido uma vivencia educativa em que o processo de construção de conceitos busca maior interação nas práticas vivenciada. Ele deixa de ser apenas um aprendiz de conteúdos de uma área de conhecimento, tornando-se mais autônomo, consciente, reflexivo e participativo.


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