A partir do trabalho com projetos o aluno poderá vivenciar uma proposta pedagógica diferenciada, onde terão a oportunidade de selecionar informações, tomar decisões, trabalhar em grupos, fazer indagações, levantar dúvidas, gerenciar confronto de idéias, estabelecer relações com o cotidiano, com aquilo que já sabe, aprender colaborativamente com seus pares, descobrir idéias e novas compreensões.
Quando se pensa em projeto, envolve a antecipação de alguma coisa que queremos e ainda não foi realizada, surge a possibilidade de pensar uma realidade que ainda não se vivenciou.
No contexto educacional, o trabalho por projetos potencializa a articulação entre os diferentes saberes das diferentes áreas do conhecimento, das relações com o dia-a-dia e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não. O aluno durante o desenvolvimento de um projeto, tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, consequentemente estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimento.
E qual é o papel do professor na proposta de trabalhar com projeto? Para isto, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento de um projeto e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem o aprendizado do aluno tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento (FREIRE e PRADO, 1999).

Nesta perspectiva, ao trabalhar com projetos em sala potencializa-se a integração de diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade.

No trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

[...] O projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção.
(ALMEIDA, 2002, p. 58)

O importante é que o projeto não se feche em si mesmo, isto significa que pode também ser desenvolvido a partir de um determinado conteúdo e/ou problema a ser superado no contexto escolar.
Quanto a integração entre as diferentes disciplinas, esta acontece na prática no desenrolar do projeto, tratando o conhecimento na sua globalidade. O desenvolvimento da pratica pedagógica através de projetos não faz desaparecer as disciplinas, cada uma com as suas especificidades, porém pode integrar os conhecimentos de uma disciplina em outras.

Vale ressaltar também, a importância do uso das ferramentas tecnológicas no desenvolvimento dos projetos. Esses permitem redimensionar a visão de conhecimento em sua unicidade, estabelecendo ligações em redes que integram idéias, conceitos experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas.
No desenvolvimento de projetos no contexto escolar, o uso de tecnologias contribui para o aluno estabelecer relações entre novas informações e conhecimentos prévios e constrói novos significados.

FONTES:
FREIRE, F.M.P. & PRADO, M.E.B.B. Projeto Pedagógico: Pano de fundo para escolha de um software educacional. In: J.A. Valente (org.) O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
http://100hntemaraba.blogspot.com/ -acesso em 04/07/2010


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